quarta-feira, 9 de março de 2016

Como fazer uma apresentação de TCC de sucesso

Por Marketing SmartTalk

A apresentação de TCC é um dos momentos mais aguardados por alunos que estão no fim do seu curso. É o último passo de uma jornada longa, normalmente cansativa, estressante e de muitos estudos. Para boa parte dos jovens, ela é a barreira que deve ser ultrapassada para ingressar formado ao mercado de trabalho.

Apesar de todo nervosismo que envolve essa situação, uma boa preparação é fundamental para superar esse desafio. Pensando nisso, montamos uma lista com 7 dicas matadoras para você fazer uma apresentação de TCC perfeita. Acompanhe:

Faça uma check list
Geralmente o conteúdo de uma apresentação de TCC é longo, envolve dezenas de páginas e não daria para explicar tudo em uma apresentação de 15, 20 ou 30 minutos. Logo, o recomendado é preparar uma lista, em formato de tópicos, com as principais informações e conclusões da sua pesquisa.

Repita esse processo mais de uma vez para filtrar o conteúdo da sua apresentação. Somente o que for necessário e mais interessante deve ser abordado.

Crie um script
A lista com os principais pontos da apresentação está pronta? Então é hora de elaborar um roteiro. Não se trata de escrever as falas exatas que serão discursadas, mas sim em formular frases e colocar palavras-chave que devem ser lembradas.

Não deixa de ser mais um processo de filtragem do seu conteúdo. Contudo, a sua importância está em determinar a ordem do que será falado, ou seja, o que será prioridade e o que pode ser deixado para o final, por exemplo.

Estruture sua apresentação visual
A partir desse roteiro você poderá desenvolver com mais facilidade a apresentação visual do seu trabalho. Não deixe de caprichar! O cuidado com o design é fundamental, então escolha bem o layout, as fontes e a combinação de cores.  Nessas horas, é importante conhecer as melhores ferramentas para a elaboração da sua apresentação,pois, mesmo que você não seja um expert em design, elas facilitam muito o seu trabalho.

Lembre-se também de lançar mão de gráficos e tabelas. Números costumam fixar com mais facilidade na mente dos espectadores. Você pode usar o conteúdo visualmente exposto na apresentação de TCC para servir como guia, diminuindo os riscos de esquecimentos.

Ensaie sua apresentação de TCC
Com roteiro e apresentação previamente preparados, é hora de testar suas falas. Você pode fazer esse processo em frente ao espelho, somente para si mesmo, ou com amigos, familiares e outros formandos que estão para apresentar seus respectivos trabalhos finais.

Esses testes são relevantes para você verificar e corrigir possíveis falhas. Pode ser um conteúdo de difícil compreensão, problemas na fala ou algo que deveria ser citado mas foi esquecido.

Tenha controle do tempo
Durante os ensaios é preciso ter atenção a cronometragem da sua apresentação. A organização das suas ideias precisa ser adaptada ao tempo que você terá à disposição. Calculando o tamanho do seu trabalho com os minutos disponíveis para falar, você terá uma noção mais precisa do que deve ou não ser colocado no roteiro e na montagem dos slides.

Teste os equipamentos
Imagine o quão frustrante seria se, depois de ter tudo preparado, o seu pen drive não for reconhecido, seu notebook der algum problema ou o equipamento de projeção da faculdade der um defeito. Para evitar esses tipos de transtornos, que às vezes fogem do nosso controle, é preciso conferir tudo com antecedência.

Previna-se e salve sua apresentação em mais de um dispositivo. Se for necessário, produza o conteúdo visual em diversos formatos, pois pode acontecer de o equipamento não reconhecer um arquivo do Keynote, por exemplo.

Transpareça segurança
Mesmo que esteja nervoso, procure passar confiança para a banca e as demais pessoas que forem assistir sua apresentação. Uma boa dica é pensar que você apresentará um seminário como outro qualquer. Isso ajuda a trazer uma leveza para o momento.

Fonte: SmartTalk


Faça o download do e-book 

5 dicas infalíveis para uma 
boa apresentação de TCC.

Clique aqui

Nenhum comentário: